sábado, 8 de setembro de 2012

Matérias publicadas na primeira edição do jornal " Tudo Acontece", resultado da oficina de jornal do Cecco Tear das Artes.



                                                   
Preconceito

O filósofo Norberto Bobbio, nos diz que o preconceito "se constitui de uma opinião errónea ( ou um conjunto de opiniões ) que é aceita passivamente, sem passar pelo crivo ( peneira ) do raciocínio, da razão"
Por exemplo: "todos os alemães são prepotentes", "todos os americanos são arrogantes"; "todos os ingleses são frios'; "todos os baianos são preguiçosos"; "todos os políticos são metidos", etc. ( educação.uol.com.br )
Existem vários tipos de preconceitos. Falemos um pouco do preconceito contra o negro.
Os negros foram e são vítimas neste varonil país chamado Brasil.
É de se esperar que aquele que está sendo injustiçado lute, a mulher, o homossexual, o desempregado, o portador de deficiência física ou mental, entre outros.
Mas que tenham também apoios de todas as pessoas de corações que amam.
Preconceito é um sintoma maligno que precisa de cura e, na maioria das vezes, com remédio faixa preta. É preciso de um tratamento psicoterápico intenso. E o pior é quando o doente não tem consciência de que está doente. Aí, só com muita paciência e firmeza.
O negro está lutando quando exige estudar em universidade e viver sua vocação, quando não aceita piadinhas contra a sua cor, quando têm suas missas ou cultos alegres, quando mostra para si mesmo o seu valor e se faz ser respeitado. O negro está lutando para ser ele mesmo, negro.

A raça humana é um jardim de Deus, colorido. Cada flor, ramo, espécie, faz a diversidade encantar a todos.
Meu amigo negro, têm muitas coisas para serem feitas, é preciso marcar muitos gols ainda.

Prof. Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário