quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mares e Oceanos , inesgotável fonte de energia

Estudos e pesquisas realizados desde 1950 , sobre como obter energia elétrica através de uma substância presente na água do mar , despertou a atenção e interesse de muitos mas também muito investimento em pesquisas, estudo e desenvolvimento de tecnologia e muita injeção de investimentos.
Uma substancia denominada como isotopo do hidrogênio , o deutério, é facilmente encontrado e extraído da água do mar .
Através dessa exploração pode realizar a fusão nuclear  do deutério para realizar a conversão de massa em energia .
A transformação de massa em  energia gera calor , aquecendo a água formando vapor  acionando turbinas para gerar eletricidade.


O bom de tudo isso e muito interessante  é que essa tecnologia é considerada produção de energia limpa , sem risco de contaminar o meio ambiente , afetar o homem e ou causar catástrofes.
O problema é que  essa produção requer  altar tecnologia  que custa muito dinheiro , o que não esta disponível no momento.
Gigantes como E.U.A , Alemanha , França , Russia , China , Japão , tem interesse em dominar a tecnologia e investem oque podem para conseguir desenvolve-la .
A perspectiva esta para 30 bilhões de dólares americanos  e 10 anos para colocar o primeiro reator em funcionamento.
Em nossos dias em que se pensa muito nos recursos naturais como fonte de energia , as fontes renováveis estão sendo buscadas com toda força.
Hidrelétricas, etanol, energia eólica (gerada pelo vento), energia solar e agora fusão nuclear são as opções para um mundo que além de sofrer com anos de exploração desordenada da natureza e causando contaminação pesada do clima e natureza.


SHALOM ALEICHEM


BENJAMIM  JACOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário