segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Belém



Belém é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia, com uma população de cerca de 30.000 pessoas.
É a capital da província de Belém, na Autoridade Nacional Palestina, e um centro de cultura e turismo no país. 
Localiza-se a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar.
Belém é tida, para a maior parte dos cristãos, como o local onde nasceu Jesus de Nazaré. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, embora seu tamanho tenha se reduzido nos últimos anos, devido à emigração. A cidade também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.
A Belém atual tem uma população majoritariamente muçulmana, porém também abriga uma das maiores comunidades de cristãos palestinos. A aglomeração urbana de Belém inclui as cidades de Beit Jala e Beit Sahour, assim como os campos de refugiados de 'Aida eAzza. O principal setor econômico da cidade é o turismo, particularmente elevado durante o período do Natal, em que a Igreja da Natividade, supostamente construída sobre o local de nascimento de Jesus, se torna um centro de peregrinação cristã. Belém tem mais de trinta hotéis e 300 lojas de artesanato, que empregam boa parte dos residentes da cidade.
A culinária local é o ‘’Charuto’’ em folha de uva, a ‘’Esfirra’’ com carne de cordeiro e gergelim, muita azeitona e os doces, como o ‘’Torrone de Damasco’’, ‘’Doce de Figo Sêco’’ e o ‘’Doce de Tâmaras’’, tudo isso acompanhado de um bom vinho.
Uma peculiaridade local são as decorações na época do Natal seguindo as tradições milenares.

Adhemar Venditi

Nenhum comentário:

Postar um comentário