terça-feira, 2 de julho de 2013

Filme Amnésia

Prepare-se para pensar. Quem curte cinema apenas como um mero entretenimento não deve passar nem perto de Amnésia, mais que um filme policial, um verdadeiro quebra-cabeças cinematográfico. Leonard (Guy Pearce, de Los Angeles Cidade Proibida) é um homem que não consegue reter na memória fatos recentes da sua vida. Ele é capaz de conhecer uma pessoa, começar a conversar com ela e logo nos minutos seguintes se esquecer com quem está falando. Por isso, Leonard toma o cuidado de documentar por escrito ou por fotografias de polaróide tudo o que ele acredita ser importante. É preciso, por exemplo, ter sempre no bolso uma foto do próprio carro, para que ele possa identificá-lo no estacionamento.

Como se a situação já não fosse suficientemente confusa, Leonard investiga por conta própria o assassinato de sua esposa, ocorrido durante um assalto. Juntar provas, interrogar suspeitos e construir teorias não será uma tarefa nada fácil para Leonard. Nem para o público. Isso porque o roteirista e diretor Christopher Nolan conta toda esta história sob o ponto de vista do personagem principal. Ou seja, o espectador acompanha a tudo de trás para frente, como se ele próprio também não tivesse memória de fatos recentes.
Amnésia, baseado num conto escrito pelo próprio irmão de Christopher - Jonathan –, é um filme razoavelmente barato. Custou US$ 5 milhões e faturou o quíntuplo dessa quantia somente nas bilheterias norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário