quarta-feira, 6 de abril de 2016

Depressão e Suicidio


  
   Tem pessoas que tem medo da morte, ficam desesperadas por coisas da vida que  não conseguem resolver e ficam deprimidas, ficam com crises do pânico. Geralmente quando estão no trabalho ou na escola tomam pressão e começam a ficar doentes. Acabam precisando de medicamentos e consultar a médicos, algumas das pessoas acabam por cometer suicídio.
Percebemos que a depressão é um tipo de transtorno mental que pode atingir todas as pessoas independentemente de sua classe social, etnia, nacionalidade ou gênero. Lembramos também que a pessoa que se sente deprimida muitas vezes chega a situação de desespero e não enxerga outra saída que não tirar a própria vida. 
   As pessoas se deprimem pelas mais diversas razões como: problemas conjugais, financeiros, familiares, situações de preconceito, humilhações, por fazerem uso abusivo de álcool e outras drogas etc.
   No dia de hoje conversamos também sobre possibilidades de conseguir apoio em momentos de desespero. Para cuidar de pessoas que precisam desse cuidado existe a rede de serviços do SUS que vai desde os Centros de Saúde, CAPS e os Pronto Socorros. Onde a pessoa recebe atendimento na rede pública de saúde em serviços especializado, na atenção básica ou nos serviços de emergência da cidade. Lá existem profissionais capacitados para acolher as pessoas que necessitam de cuidado. Também existem profissionais na rede particular como psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos que também tem são indicados para cuidar de pessoas com esses problemas.

Obs: Uma dica que queremos dar aqui é sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV) que é um serviço gratuito de pessoas voluntário que dão apoio emocional por telefone. Tem pessoas da nossa equipe que já recorreram ao apoio do CVV e recomendam a instituição. O telefone do CVV é o 141 e o site, para quem quer mais informações é: http://www.cvv.org.br/
Obs: O que não pode é achar que por causa do CVV dá pra abrir mão dos serviços da rede de saúde.   

Força gente! 

Equipe Tudo Acontece 

Nenhum comentário:

Postar um comentário